sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ao Senador Heráclito Fortes

Escreveu-me o Senador Heráclito Fortes, com quem tive a honra de conviver no Congresso por mais de duas décadas, desde quando ele chegou à Câmara como deputado, nos idos da Constitiuinte.  Protestava ele contra a inclusâo de seu nome entre os senadores que, tendo liderado a oposicâo e defendido o impeachment do presidente Lula, não se reelegeram e não voltarão ao Senado Federal.  Já corrigi o artigo Faces do Novo Congresso, abaixo, suprimindo esta referencia. De fato, Heraclito sempre buscou a saida conciliadora e construtiva para as crises politicas.  Em sua casa ocorreram reunioes com o então ministro Palocci, em busca de pontes, como diz o senador, para aquele momento de impasse e crise.

Aproveitei para dizer ao Senador que  não  desfruto hoje da convivencia de ninguem do mundo politico, nem da oposicao nem da situação. Exceto em circunstancias publicas casuais.  Eu  não integro o Governo, como ele diz.  A lei 11652/2008, que criou a EBC, estabelece que o sistema publico de comunicação,  que eu hoje dirijo,   não é subordinado ao Governo. Por isso a lei me garante um mandato, que me garante independencia em relação ao Governo.  Agora mesmo, se for eleito o candidato da oposição, eu continuaria no cargo de presidente da EBC,  até concluir o mandato de 4 anos.  Não posso ser demitida, exceto pelo Conselho Curador, que é verdadeiramente quem tem poder sobre a EBC, em nome da sociedade civil, e atua em defesa de uma programação diferenciada e de uma linha  editorial independente.


Achei oportuno dizer isso ao Senador e registrar aqui o seu protesto, realizando a correção.  TC

Nenhum comentário:

Postar um comentário