domingo, 6 de novembro de 2011

Fazendo ainda o Rito de Passagem

Em primeiro lugar, obriagda a todos pelas mensagens de apoio e carinho. Decidi postá-las em separado, num espaço à direita aqui no blog.  Não pude ainda responder ou comentar. Foram muitos os afazeres dos ultimos cino dias,. Agora seguem três links para textos e videos que gostaria que voces acesssassem quando poss´´ivel, e sobre os quais fallo a segiuite.

Íntegra, em texto, de minha entrevista coletiva de encerramento de mandato - 31.10.2011 - http://www.ebc.com.br/content/%C3%ADntegra-da-coletiva-de-imprensa-realizada-nesta-segunda-feira-3110-por-ocasi%C3%A3o-do-encerramen

Intega do video correspondente, não editado - http://www.ebc.com.br/content/coletiva-de-imprensa-termino-do-mandato-da-diretora-presidente-tereza-cruvinel

http://www.ebc.com.br/evento4anos - Prestação de contas sobre os quatro anos da EBC, em video e texto.

E ainda, meu artigo no Correio Braziliense, ao lado, publicado em 05/11/2011- "Antes de virar a página".  http://www.blogger.com/page-confirm.g?blogID=1056012835440352944&pageID=4523638212753022066

Todos estes documenteos são importantes dentro desta história. Prestam contas republicanemente do que foi feito.  Narram os fatos do ponto de vista de quem os produziu e viveu.  A verdade são os fatos.

Se não por minha trajetória, política e profssional  -  modesta mas toda ela comprometida com a verdade, a democracia e  um profundo sentimento de amor e pertencimento ao povo brasileiro -  mas por consideração a todos que compõem O Outro, devo ainda  mais informações sobre minha passagem e sobre minha saída da Empresa Brasoil de Comunicação -EBC/TV Brasil.

Auando falo em O Outro, estoou me referindo aos milhares de leitores, enquanto jornalista e a  todos os cidadaos quee apoiaram a criação da TV Pública e me deram um voto de confiança como liderança do processo de implantação (pois  no processo de concepção e viabilização política o peso foi de Gil e Franklin, e naturalmente, de Lula).   O Outro são todos os amigos e amigas, neste momento apenas preocupados. E ainda  aqueles que foiramcoontra a EBC/TV Brasil e deram combate  honesto à ideia.  Nao os que fizeram a guerrilha suja. Com estes, não temos que gastar palavras.,

É domingo, 6 de novembro,  7 da manha.  O dia começaem Brasilia/Lago Norte com o cantar de uns quero-quero. Chego àvaranda para dar bom dia a um Lago adormecido ainda.    Um hábito que perdi há quatro anos.  Nos ultimos cinco dias, estou me resgatando, a mim pessoal.   Fazendo exames demissionais, andei por uma cidade que mal vi nos ultimos quatro anos, dirigindo com prazer por suas ruas, algumas alteradas.   A vida, neste tempo, foi dentro da EBC ou atravessando o eixão rumo ao aeroporto. Ou voltando do aeroporto.  Quase sempre vindo e voltando do Rio mas também para outras paragens, internas e externas.  Foram quatro anos de compromisso absolutoe e isso não é demagogia. Todos sabem que foi assim.  Por tão intensa entrega, eu jamais quis, jamais pleeitei, jamais escondi que não faria o segundo mandato.  Sou jornalista, não  uma gestora pública. Mas emprestei o prestígio da primeira para o êxito da segunda na implantação da TV Pública e saí-me bem. Somos vitoriosos, todos nós que compramos esta briga.
´
Seria pedir muito, seria supor-me um ser com uma grandeza que não chego a ter,    minimzar o tamanho dos danos morais com um noticiário pelo qual fui descartada por causa da gestão e dos conflitos com o Conselho Curador.

Eu descartei a recondução por razões diversas mas sobretudo por causa do Conselho, de sua clara insatisfalção com uma presidente que não aceita canga,  Mas por causa da gestão, não.   Ela é plenamente vitoriosa e pode ser conferida,  O Governo sabe que poucos fariam maius qyue eu fiz. Ou até mesmo o tantao que fiz, não saozinha, naturalmente, ma  com os diretores, funcionários, parceiros, apoiadores.]

Fizemos, e para que fosse feito,  era preciso haver um líder, um coordenador, seja o que for. Alguem no meu papel:  planejando, combatendo, falando ou cklaando na hora certa,  abrindo picadas, impulsionando os demais  com  meu tom de urgência.  Um estilo que naturalmente  não agradou  a todos mas era o estilo necessácorio nestes quatro anos. Nelson Breve tem outro estilo mas o momento é outro e possivelmente agora convenha um outro ritmo de condução da EBC.

Então, antes de virar a página, obriga a todos pela leitiura.

Tereza

Nenhum comentário:

Postar um comentário